Mundo

Grécia acelera transferência de 3000 migrantes de campos sobrelotados

O governo grego vai acelerar a transferência de 3.000 migrantes que se encontram em campos sobrelotados das ilhas gregas para o continente, disse à Lusa um porta-voz da Comissão Europeia (CE).

Segundo a mesma fonte, a CE tem estado em contacto com as autoridades gregas para encontrar soluções para melhorar a situação nos campos gregos, cujas más condições têm sido denunciadas por várias organizações internacionais.

O comissário europeu responsável pelas Migrações, Assuntos Internos e Cidadania Dimitris Avramopoulos encontrou-se na passada quarta-feira, na Grécia, com o primeiro-ministro Alexis Tsipras e com outros responsáveis do governo e terá recebido garantias quanto à deslocação de 3.000 migrantes.

“As autoridades gregas confirmaram que vão acelerar a transferência para o continente de 3.000 migrantes a quem foram levantadas as restrições geográficas”, adiantou o porta-voz europeu.

Sublinhou ainda que “a Comissão fornece apoio, mas não se substitui às autoridades gregas”, cabendo à administração grega a gesta dos fluxos migratórios, incluindo os chamados “hotspots” (centros de receção e registo).

Na semana passada, a Agência das Nações Unidas para as Crianças (UNICEF) alertou para as condições “totalmente inaceitáveis” em que se encontram mais de 5.000 crianças nestes centros, apelando a uma transferência urgente para o continente.

Desde agosto, foram transferidos para o continente mais de 32.000 requerentes de asilo e refugiados, com apoio da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), financiamento europeu ou recorrendo a meios próprios.

Foram atribuídos à Grécia para apoiar a gestão das migrações, situação humanitária e fronteiras externas 1,6 mil milhões de euros para o período 2014-2020, através de vários fundos e programas, 605 milhões do quais canalizados diretamente para parceiros humanitários.

Em destaque

Subir