Motociclismo

Grandes Prémios da Austrália e Grã-Bretanha de MotoGP foram cancelados

Foi anunciado hoje o cancelamento dos grandes prémios da Austrália e da Grã-Bretanha de MotoGP

O motivo é a pandemia de Covid-19, que aumenta para cinco as provas ‘apagadas’ do Campeonato do Mundo da categoria rainha do motociclismo internacional.

A corrida australiana em outubro colocaria problemas ao nível do clima

A prova britânica estava prevista para Silverstone a 30 de agosto, enquanto o evento australiano se deveria realizar em Phillip Island (Melbourne) a 25 de outubro, sendo que a situação sanitária não foi o único motivo por detrás destes cancelamentos, tendo também muito peso as questões logísticas.

No caso do Grande Prémio da Grã-Bretanha não era claro que, à imagem da Fórmula 1, também o MotoGP gozasse de uma situação de exceção à obrigatória quarentena a todos os que cheguem ao Reino Unido provenientes do estrangeiro, medida que entra em vigor a 8 de junho.

Mas não será a primeira vez que Silverstone fica de fora do ‘Continental Circus’, já que em 2018 a prova não se realizou depois do novo asfalto do circuito não conseguir drenar corretamente a chuva que caiu no último dia de prova.

Já no caso da Austrália a logística e o facto de não existirem outras datas no calendário, faziam com que a corrida só pudesse realizar-se em outubro, quando o clima de Phillip Island é bastante adverso, devido à chuva e ao vento que normalmente se fazem sentir nessa altura do ano.

“Estamos tristes por anunciar o cancelamento destes eventos icónicos, depois de encontrar problemas de logística e operacionais resultantes da pandemia e do calendário reorganizado”, lamentou Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna, a promotora do campeonato.

Em destaque

Subir