Motociclismo

Grande recuperação leva Miguel Oliveira ao pódio em Austin

A 12ª posição na grelha de partida não prometia um excelente resultado a Miguel Oliveira no Grande Prémio das Américas de Moto 2, mas o piloto português acabou por sair de Austin com um pódio.

Oliveira começou logo a fazer a diferenlça na largada, pois rapidamente chegou à nona posição. Depois foi aproveitando deslizes alheios e a 19 voltas do fim já estava no sexto posto, mostrando ser um dos mais rápidos em pista. Mas isto não chegava ao piloto da Red Bull KTM Ajo, que queria mais, conseguindo depois vencer a resistência de Mattia Pasini.

Começava a ‘nascer’ em Miguel Oliveira a expetativa de chegar à terceira posição, o que aconteceu mais tarde quando ganhou mais um lugar. E depois aconteceria quando deixou Xavi Vierge para trás, deixando a ideia que se a corrida tivesse mais voltas talvez fosse possível ‘ir buscar’ Alex Marquez, que terminou a prova norte-americana na segunda posição, atrás o vencedor Francesco Bagnaia.

No final da prova Miguel Oliveira mostrava-se cansado mas feliz: “Sinto-me bastante cansado, foi uma corrida bastante dura. Saí da 4ª linha [na grelha de partida] e felizmente consegui evitar qualquer contacto com os meus adversários e fazer uma corrida limpa. Foi muito difícil ganhar tempo, a moto estava a deslizar muito. Não foi o fim de semana perfeito para nós, mas estamos no pódio novamente e isso deixa-me feliz”.

Este resultado em Austin permitiu a Miguel Oliveira ascender ao quarto lugar do campeonato, com 43 pontos, beneficiando do facto de Xavi Vierge ter caído e não ter pontuado, num campeonato que é agora liderado por Bgnaia, com mais 10 pontos do que Pasini e Marquez. Isto quando se aproxima o dia 6 de maio, data do Grande Prémio de Espanha.

Classificação

1º Francesco Bagnaia (Kalex) 39m30,016s
2º Alex Marquez (Kalex) + 2,464s
3º Miguel Oliveira (KTM) + 3,704s
4º Joan Mir (Kalex) + 5,376s
5º Iker Lecuona (KTM) + 6,867s
6º Brad Binder (KTM) + 6,876s
7º Mattia Pasini (Kalex) + 9,308s
8º Jorge Navarro (Kalex) + 10,510s
9º Dominique Aegertter (KTM) + 10,595s
10º Lorenzo Baldassarri (Kalex) + 11,497s

Em destaque

Subir