Nas Notícias

“Grande imbecibilidade” de Merkel sobre a Madeira provoca repulsa do PSD

angela_merkel_1Palavras de Angela Merkel sobre a aplicação de fundos europeus na Madeira provocam reações duras do eurodeputado do PSD, Nuno Teixeira, que fala em “grande imbecibilidade”. A chanceler alemã citou a Região Autónoma para mostrar um exemplo de aplicação de “fundos estruturais europeus que não geraram competitividade”. O PSD Madeira também reage mal e lembra que “as regras da União Europeia foram respeitadas.

Angela Merkel, que discursava numa palestra, na Bela Foundation, em Berlim, considerou inócua a utilização dos fundos estruturais europeus, na Madeira. Segundo a chanceler alemã, a “construção de muitos túneis e autoestradas” com ajuda europeia “não gera competitividade”.

“Quem visitar a Região Autónoma da Madeira e vir tantos túneis e autoestradas deverá ter ficado convecido de que houve um correto uso dos fundos. Mas essas infraestruturas não levaram a uma necessária competitividade na região”, afirmou Angela Merkel.

Estas palavras da líder do governo alemão não foram bem acolhidas pelo PSD-Madeira, que através de Guilherme Silva reagiu com repúdio, denunciando o que considera haver falta de ética e excesso de “mau gosto”, por parte de Merkel.

“No princípio das Relações Internacionais, não é de bom gosto fazer uma referência a uma situação de um país que faz parte da União Europeia”, afirmou Guilherme Silva, em declarações proferidas à Lusa.

Porém, as críticas a Angela Merkel vão mais longe. Segundo o PSD-Madeira, a chanceler alemã revela desconhecimento, porque “as verbas provenientes de fundos estruturais só podem ser aplicadas em obras ou projetos que sejam aprovados pela União Europeia”.

E no caso de as regras de aplicação de fundos não serem respeitadas, “o país ou regiões” que não cumprirem “são obrigados a restituir esses fundos com penalizações”, além de arriscarem a “perda de apoios futuros”.

Guilherme Silva não concorda com Merkel e considera que os fundos estruturais foram usados de forma correta, no desenvolvimento da Madeira. A Região Autónoma cumpriu todas as regras da União Europeia. “Todas as obras foram extremamente relevantes para a economia da Madeira. Por outro lado, foram relevantes na coesão social do território madeirense, que não se restringe ao Funchal”, esclarece.

Já o eurodeputado do PSD, Nuno Teixeira, natural da Madeira, vai mais longe: “As palavras de Merkel são uma imbecilidade”, disse, à agência Lusa. “Custa-me a crer que tenham sido proferidas por um chefe de governo”, acrescentou.

Nuno Teixeira aponta a Madeira como exemplo da aplicação de fundos: “Se há região que ganhou competitividade com fundos europeus foi a Madeira. Outras regiões da Europa receberam mais dinheiro e continuam com os mesmos níveis de desenvolvimento”.

Merkel considerou ainda que, na aplicação de fundos, devem ser apoiado o tecido empresarial, sobretudo as pequenas e médias empresas, medida que ficou estabelecida no último Conselho Europeu de Bruxelas. A construção de pontes, autoestradas e outras vias rodoviárias como as que foram edificadas na Madeira “não respeita” essa premissa, segundo Merkel.

Em destaque

Subir