Mundo

“Grande catástrofe” declarada nos estados de Nova Iorque e Nova Jérsia com a passagem do Sandy

sandy new yorkO estado de “grande catástrofe” foi declarado, por Barack Obama, Presidente dos EUA, para os estados de Nova Iorque e de Nova Jérsia, devido aos efeitos da passagem do furacão Sandy: deixou meio milhão de nova-iorquinos sem eletricidade e com a baixa de Manhattan inundada.

Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos da América, já declarou o estado de “grande catástrofe” para os estados de Nova Iorque e Nova Jérsia. O objetivo da medida, como explicado por comunicado, é libertar fundos federais para apoiar as vítimas do furacão Sandy nos condados do Bronx, Kings e Nassau (Nova Iorque), Richmond, Suffolk e Queens (Nova Jérsia), bem como reforçar os apoios para alojamento temporário e reparações.

O estado de “grande catástrofe” foi provocado pela passagem do furacão Sandy, agora reclassificado como ciclone pós-tropical, dado ter perdido força com a passagem do oceano para a terra. Ainda assim, a subida do nível das águas deixou a baixa de Manhattan e sete túneis de metro em Nova Iorque inundados. Mais de meio milhão de habitantes deste estado continuam sem eletricidade.

À saída de Nova Iorque para oeste, o Sandy perdeu força, seguindo a 105 quilómetros por hora. Seis pessoas morreram devido à tempestade, de acordo com o balanço que o centro americano de previsão meteorológica (que acompanha o regresso do agora ciclone para o oceano) divulgou ao início da manhã em Portugal. À hora de almoço, segundo a RTP, o balanço de vítimas mortais já tinha subido para 15.

Em destaque

Subir