João Barbosa foi o quarto classificado no Grande Prémio do Kansas, prova do campeonato Grand-Am, que se disputou na noite deste sábado naquele estado norte-americano, onde o piloto português voltou a dividir o Corvette DP n.º 5 da Action Express Racing com Christian Fittipali.
É que embora tenha arrancado da terceira posição e chegado a liderar a corrida de início Fittipaldi acabou por se atrasar quando o seu carro levou um toque do Riley BMW de Memo Rojas. O mexicano da Ganassi seria penalizado pelo incidente, mas o brasileiro acabou por cair para o sexto posto.
Contudo, no turno de condução de João Barbosa o piloto do Porto tudo fez para recuperar terreno, apesar do Corvette DP n.º 5 não estar nas condições ideais, depois do toque dado por Rojas, e mercê de um andamento muito consistente terminaria no quarto posto, a pouca distância do terceiro colocado.
“A nossa corrida foi comprometida loho no início, quando o n.º 01 nos bateu na traseira e danificou a traseira do nosso carro. O Corvette DP ficou difícil de guiar e a partir daí conseguimos salvar o quarto lugar final”, refere João Barbosa.
“Foi pena, pois tínhamos um carro competitivo até então. Faltam duas provas para terminar o campeonato e tudo pode acontecer. Cinco pontos separam o primeiro lugar do sexto no campeonato de pilotos. Esperemos que as próximas provas nos corram melhor”, acrescenta o piloto português.
A corrida acabou por ser ganha por Jordan Taylor e Max Angelelli, que na segunda metade da prova passaram para a frente da corrida, ainda que nas últimas voltas o jovem Taylor tenha sofrido uma forte pressão de Scott Pruett, líder do campeonato juntamente com Memo Rojas, que teve de se contentar com a segunda posição.
Classificação final
1.º Jordan Taylor/Max Angelelli (Corvette DP)
2.º Memo Rojas/Scott Pruett (Riley BMW)
3.º Oswaldo Negri/John Pew (Riley Ford)
4.º Christian Fittipaldi/João Barbosa (Corvette DP)
5.º Burt Frisselle/Bryan Frisselle (Corvette DP)
6.º Brendon Hartley/Scott Mayer (Riley BMW)
7.º Wayne Nonnamaker/Dane Cameron (Riley BMW)
8.º Jon Fogarty/Alex Gurner (Corvette DP)
9.º E. Potolicchio/S. Sarrazin/S. Bourdais (Corvette DP)