Cultura

Graciano Saga falece em Paris vítima de doença rara

graciano saga 210graciano sagaGraciano Saga, autor de temas populares como “Vem Devagar Emigrante”, faleceu em Paris, aos 65 anos de idade. De acordo com a filha, o cantor foi vítima de uma doença rara e incurável no cérebro: “só uma pessoa num milhão tem isto”.

Graciano Saga, “um dos grandes da música portuguesa”, como descreveu o empresário Joaquim Dias, faleceu no sábado, em Paris (França). A notícia foi avançada pela filha do cantor no Facebook. “Meu pai, meu amor, não sei como vou viver sem ti. O meu pai vai agora cantar para os anjos (que sorte têm) e deixa-nos tão tristes”, escreveu Glória Braga Pagneux.

Radicado em França há quatro décadas, o autor de temas como “Vem Devagar Emigrante” e “Peregrinos de Fátima” foi vítima de uma doença incurável e rara, aos 65 anos de idade. “Os médicos confirmaram que esta doença não tinha tratamento”, revelou a filha: “só uma pessoa num milhão tem isto”.

Nascido em abril de 1948, em Viana do Castelo, e batizado com o nome de Alfredo Braga, Graciano Saga deixa nove filhos, oito do primeiro casamento e uma do segundo.

“Era umas das melhores vozes que tínhamos na comunidade portuguesa. Foi dos primeiros músicos do Quim Barreiros e passou a ser um dos maiores artistas. Era um dos grandes”, salientou Joaquim Dias. Citado pela Lusa, este empresário de músicos em França destacou o “homem solidário” que “ajudava quando via que podia ajudar”.

“Às vezes são aqueles que deviam ficar que se vão embora. É pena ter acontecido numa situação tão inesperada como dramática”, disse o agente José Antunes: “era uma pessoa muito profissional, muito simpática, uma pessoa muito humilde, que tinha uma grande personalidade e que respeitava muito o ser humano”.

Em destaque

Subir