Mundo

Grabar-Kitarovic: Fala português a primeira Presidente da Croácia

kitarovic O português é uma das quatro línguas em que é fluente a nova Presidente da Croácia. Kolinda Grabar-Kitarovic, a primeira mulher no cargo, marcou logo posição nos primeiros dias em funções: ‘obviamente, demitiu’ o primeiro-ministro por estar há três anos sem dinamizar a economia.

“Obviamente, demito-o”. A icónica citação de Humberto Delgado podia ter sido dita por Kolinda Grabar-Kitarovic, a primeira Presidente da Croácia.

Podia ter sido dita por dois motivos: O primeiro é que a primeira mulher a tornar-se chefe de Estado croata é fluente em português, tal como o é em inglês e espanhol, para além do croata.

O segundo é que, logo ao quarto dia em funções, Grabar-Kitarovic, de 46 anos, ameaçou demitir o primeiro-ministro.

A Presidente acusou Zoran Milanovic de, nos três anos em que chefiou o Governo, nada ter feito para dinamizar a economia, num país onde a dívida pública atinge os 80 por cento do PIB e o desemprego ronda os 20 por cento, e ‘convidou’ o primeiro-ministro a apresentar a demissão.

“Depois de uma análise minuciosa e consultas com peritos económicos, a Presidente concluiu que a proposta mais concreta para acabar com a crise económica da Croácia é a demissão do primeiro-ministro”, revelou o gabinete de Grabar-Kitarovic, em comunicado.

O ultimato pode ser evitado se Zoran Milanovic apresentar uma lista de reformas, “como é o dever constitucional do Governo e não da Presidente”, que terminem com uma recessão que já vem desde 2009.

O perfil de Kolinda Grabar-Kitarovic, que venceu as eleições de janeiro como candidata do HDZ, só agora está a ser ‘analisado’ pela imprensa internacional, que destacas as origens humildes (é filha de um talhante) e a experiência como diplomata.

Neste ponto, sobressaiu o facto de ser fluente em quatro línguas, sendo uma delas o português.

Em destaque

Subir