Velocidade

GP3: Fim de semana cem por cento vitorioso para Félix da Costa em Hungaroring

António Félix da Costa obteve duas preciosas vitórias na jornada dupla da GP3 Series em Hungaroring, integrada no programa do GP da Hungria de Fórmula 1. Um fim de semana onde o piloto português do Red Bull Junior Team confirmou todo o seu valor e que é um candidato ao título.

Logo na corrida de sábado Félix da Costa sabia que era um forte candidato ao triunfo, pois arrancava da segunda posição da grelha de partida. E acabou por confirmar isso mesmo com um arranque fulgurante onde surpreendeu o ‘pole position’ Mitch Evans.

Depois na travagem para a primeira curva António ‘fechou’ a trajetória, não permitindo ao australiano responder e rapidamente se afastou do seu adversário, que acabaria por se ver superado por Daniel Abt, um alemão que terminou a prova na segunda posição a quase cinco segundos de Félix da Costa.

Já para o confronto de domingo as coisas complicavam-se, pois não apenas o piloto de Cascais largava a meio da grelha de partida, como a pista estava bastante molhada da chuva que caiu sobre Hungaroring minutos antes.

Mas Félix da Costa voltou a fazer um excelente arranque e na primeira curva já se encontrava entre os quatro primeiros classificados. O piso escorregadio aconselhava que não atacasse forte, mas a aparição fez o asfalto secar.

A equipa Carlin fez António ir trocar de pneus na altura certa, quase ao mesmo tempo do húngaro Tamas Pal Kiss, e ambos rapidamente começaram a ganhar terreno a Conan Daily, Aaro Vainio e Matias Laine, o trio que tinha dominado a corrida até àquela altura.

Foi então que a três voltas do fim Félix da Costa, e depois Patrick Niederhauser e Pal Kiss, deixaram Daily, Vainio e Laine para trás, acabando por terminar nas duas primeiras posições, fazendo tocar o hino português pela segunda vez este fim de semana.

Classificação

Corrida 1

1.º António Félix da Costa (Carlin) 26m33,107s

2.º Daniel Abt (Lotus GP) + 4,410s

3.º Mitchell Evans (MW Arden) + 4,47s

4.º Kevin Ceccon (Ocean) + 8,674s

5.º Aaro Vainio (Lotus GP) + 9,681s

 

Corrida 2

1.º António Félix da Costa (Carlin) 30m36,220s

2.º Patrick Niederhauser (Jenzer) + 11,929s

3.º Tamas Pal Kiss (Atech CRS) + 12,289s

4.º Alex Brundle (Carlin) + 13,440s

5.º Tio Ellinas (Manor) + 18,987s

 

Campeonato

1.º Mitchell Evans 136 pontos

2.º Aaron Vainio 118

3.º António Félix da Costa 102

Em destaque

Subir