Nas Notícias

Governo são-tomense e Banco Mundial assinam acordos de 12 milhões de dólares

O Banco Mundial (BM) assinou hoje com o Governo são-tomense dois acordos de financiamento no valor global de 12 milhões de dólares, destinados ao reforço de capacidade institucional e apoio orçamental.

Dos 12 milhões de dólares, seis destinam-se ao reforço de capacidade institucional e outros seis milhões são para apoio orçamental.

Fonte governamental disse à Lusa que estes dois financiamentos são concedidos em forma de empréstimos.

“O primeiro é um projeto de capacitação e vai beneficiar várias instituições, designadamente o Ministério das Finanças, Comércio e Economia Azul e da Justiça, Administração Pública e Direitos Humanos, bem como o Instituto de Estatística”, explicou o representante do Banco Mundial, Olivier Lambert.

O responsável referiu que o objetivo é “reforçar a supervisão bancária, melhorar a gestão dos recursos públicos e a capacidade de produção de estatísticas, que é muito importante para se decidir as políticas económicas”.

Relativamente ao apoio orçamental, o objetivo é “apoiar mais os esforços do Governo nos vários domínios do setor financeiro, ambiente de negócio, infraestruturas e apoio aos investimentos públicos”, acrescentou.

“Achamos que com esses dois acordos de financiamento, São Tomé possa ter uma boa capacidade para o futuro imediato, mas estamos a preparar outros projetos com o Governo”, disse o representante do BM, anunciando que a sua instituição pretende quadruplicar os recursos para o arquipélago.

Os dois acordos foram assinados por Olivier Lambert e pelo ministro das Finanças, Comércio e Economia Azul, Américo Ramos.

“Hoje o BM é dos maiores parceiros que nós temos em termos de financiamento, estão em várias áreas como a educação, transportes, energia, área económica e pensamos que a esse ritmo, nos próximos anos, poderemos atingir um nível de ajuda dessa instituição comparada àquela que vem fazendo nos outros países”, disse Américo Ramos.

O representante do Banco Mundial encontra-se em São Tomé desde domingo para uma visita de uma semana ao arquipélago.

Terá vários encontros na capital e na região autónoma de Príncipe com entidades governamentais, o governador do Banco Central de São Tomé e Príncipe (BCSTP) e representantes de organismos das Nações Unidas e da sociedade civil.

De acordo com um comunicado do Banco Mundial, a delegação irá encontrar-se com as instituições governamentais para avaliar a aplicação dos projetos.

Na Região Autónoma do Príncipe, Olivier Lambert reúne-se com o presidente regional para se inteirar sobre a realidade local e participará numa palestra subordinada ao tema “a Economia Azul no Contexto da Reserva Mundial da Biosfera da Região Autónoma do Príncipe.”

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Pilates na Ortopedia

Joana Bento Rodrigues - Ortopedista /Membro da Direção da SPOT A modalidade de Pilates foi…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias