Nas Notícias

Governo retira feriados do 5 de Outubro e do 1 de Dezembro

passos_coelho3Governo elimina o feriado de 5 de outubro, que marca a Implantação da República, e o 1 de Dezembro, que celebra a Restauração da Independência.

Depois de terem sido eliminados em acordo mútuo com a Igreja, os feriados religiosos de 15 de agosto, Assunção Maria e Corpo de Deus, 60 dias após a Páscoa, o governo decidiu retirar mais dois feriados, desta vez civis.

A medida entrará em vigor já este ano, assim os portugueses só passarão a usufruir de nove feriados por ano, ao invés dos 13 anteriores.

Esta nova lei, segundo o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, visa “contrariar o risco da deterioração económica”. São muitas as opiniões que surgem em torno deste tema e que já está a dividir os portugueses.

“Se quiserem acabar com o 5 de Outubro, então que acabem com todos os feriados civis”, declarou o ex-grão-mestre do Grande Oriente Lusitano, António Reis. Afirmando-se 100 por cento republicano , António Reis pensa que o Governo está a eliminar um marco importante da História do país: “É apenas mais um contributo para que se apague a Implantação da República da memória”.

Manuel Morujão, porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, no que toca a feriados religiosos, elogia o esforço do Governo, a fim de ser superada a crise económica, não dando valor ao fim dos feriados. “A ideia não é eliminar estes feriados, mas apenas transpô-los para o domingo seguinte”, diz.

Mais feriados poderão ser retirados do calendário, como é o caso da terça-feira de Carnaval, que no Código do Trabalho, surge como sendo um ‘feriado facultativo’.

 

Em destaque

Subir