PT Animal

Governo reserva um milhão de euros para avaliar canis proibidos de abater animais

Os canis municipais, que agora estão impedidos de abater animais, vão ser avaliados pelo Governo, que reservou um milhão de euros para o efeito.

A novidade foi avançada na manhã de hoje pelo partido Pessoas Animais Natureza (PAN), que se congratulou por esta “grande conquista no âmbito do Orçamento do Estado para 2017”.

Lembrando a aprovação da lei que impede os canis municipais (agora designados Centros de Recolha Oficial de Animais) de abaterem animais errantes, o partido considera “urgente garantir a existência de Centros de Recolha Oficiais de Animais capazes de assegurar o bem-estar e a proteção destes patudos”.

Foi, assim, solicitada a “verificação das condições da atual rede de canis, que deve ocorrer no primeiro semestre de 2017”, tarefa para a qual o Governo reservou, segundo avança o PAN, “um investimento de um milhão de euros”.

Cao_Adocao_900O valor é “ainda insuficiente” para financiar todos os canis, mas serve como bandeira para “incentivar os municípios a criar condições técnicas e materiais dignas para receber os animais”.

Feito o levantamento do verdadeiro estado da rede de canis municipais, o partido acredita que o passo seguinte será “a construção dos centros de recolha em falta de forma faseada”.

Apesar dos municípios estarem obrigados desde 2001 a ter um canil, só 180 das 308 autarquias cumprem a lei.

Em destaque

Subir