Nas Notícias

“Um escândalo! O Governo quer usar dinheiro dos pobres no banco dos ricos”, diz Júdice

“Um socialista dos quatro costados vai fazer tudo o que o Governo quer. E o que o Governo quer é usar o dinheiro dos pobres para evitar uma intervenção num banco que tem problemas”, denuncia José Miguel Júdice, no seu comentário político na TVI, numa análise à entrada de capital da Santa Casa no Montepio. Veja o vídeo.

José Miguel Júdice comenta a participação da Santa Casa no Montepio e denuncia pressões alegadamente feitas pelo Governo, desde os tempos de Santana Lopes.

“Há um ano que eu critico a ideia peregrina de colocar dinheiro dos pobres nos bancos dos ricos”, lembra José Miguel Júdice, no ‘Porquê?’, o seu comentário semanal na TVI, nesta segunda-feira.

E essa crítica levou a que Santana Lopes, ainda presidente da Santa Casa – que entretanto abandonou o cargo devido à sua candidatura à presidência do PSD – telefonasse ao advogado, para prestar alguns esclarecimentos.

Esclarecimentos de Pedro Santana Lopes que, segundo Júdice, dão conta de “um escândalo”.

“Há cerca de um ano, o Governo e o Banco de Portugal fizeram uma pressão enorme para que a Santa Casa, para que esta entrasse no Montepio. Isto é o primeiro escândalo. Nem o Banco de Portugal nem o Governo deveriam meter-se na gestão da Santa Casa”, acusa.

Santana Lopes quis dizer ‘não’, mas não conseguiu. Pelo que “definiu uma estratégia”. Impôs “barreiras” que levassem a que o negócio não avançasse.

Com a saída de Santana Lopes, e com o atual provedor em funções, Edmundo Martinho, “de um dia para o outro é anunciado que a Santa casa vai entrar com 200 milhões de euros, um terço dos ativos da Santa Casa”.

“Isto é um escândalo. O Banco de Portugal e o Governo, em particular o ministro Vieira da Silva, ficam mal nesta fotografia”.

“Edmundo Martinho, um socialista dos quatro costados, vai fazer tudo o que o Governo quer. E o que o Governo quer é usar o dinheiro dos pobres para evitar uma intervenção num banco que tem problemas”, diz.

“Este escândalo estava escondido por outro escândalo, das Raríssimas”. E sobre o caso Raríssimas há mais denúncias de Júdice.

“Há um falhanço clamoroso do Estado. Vieira da Silva há meses que sabia que havia problemas. O ministro foi desleixado. Despachou para canto. Tudo isto é errado. Por menos do que isto, houve pessoas que se demitiram”, lamenta.

“O Estado, quando tem de intervir, falha. Falhou quando os bancos rebentaram. Falhou quando as casas e as florestas arderam. Falhou quando os quartéis foram roubados. Falhou agora na Segurança Social com a história da Raríssimas. E sabe Deus quantas centenas de situações semelhantes – se não forem denunciadas pela Comunicação Social – estarão debaixo do tapete”, lamenta o comentador.

Veja o comentário de José Miguel Júdice, na íntegra, neste link, a partir do minuto 39 deste vídeo.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 7 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 7 de…

há % dias

Células estaminais promissoras no tratamento do Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença autoimune em que o sistema imune ataca…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

7 de maio, a Alemanha nazi rende-se na II Guerra Mundial

Sete de maio de 1945 assinala o princípio do fim da II Guerra Mundial, com a…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias