Nas Notícias

Governo quer pagar para as farmácias que cumprem a lei, acusa bastonário dos médicos

bastonario omO bastonário da Ordem dos Médicos acusa o Governo de querer usar “dinheiro dos contribuintes” para pagar às farmácias que cumprem a lei sobre a prescrição de genéricos. “O ministro da Saúde deve explicar esta oferta às farmácias”, exigiu José Manuel Silva.

Os médicos ficaram descontentes com o anúncio de que o Ministério da Saúde quer dar “estímulos às farmácias no sentido de aumentar a quota de genéricos vendidos”, como revelou uma fonte do Ministério da Saúde que a Lusa citou sem identificar. No entender do bastonário da Ordem dos Médicos (OM), o Governo prepara-se para pagar “com o dinheiro dos contribuintes” às farmácias que cumprem a lei.

“O ministro da Saúde deve explicar esta oferta às farmácias”, exigiu José Manuel Silva, que falou com os jornalistas à margem de uma conferência sobre “Inovação biofarmacêutica e biossimilares”.

Baseado na lei sobre a prescrição por Denominação Comum Internacional (DCI), o bastonário não aceita que, como noticia o Diário de Notícias, “as farmácias que ultrapassarem uma quota de 45 por cento” recebam “um pagamento de 50 cêntimos por cada genérico vendido”.

Na origem dessa notícia está uma fonte do Ministério, que a Lusa citou sem identificar, que garantiu a existência de “diplomas a ser ultimados” para que a quota da venda de genéricos, atualmente a rondar os 40 por cento, suba para perto dos 60 por cento até ao final de 2014, como consta do memorando de entendimento com a troika.

Em destaque

Subir