Nas Notícias

Governo propõe colocar beneficiários do subsídio de desemprego abaixo do limiar da pobreza

desempregoO Governo terá proposto aos parceiros sociais um corte de 10 por cento no valor mínimo do subsídio de desemprego, baixando-o de 419,22 para 377,29 euros. A ser aprovada, esta medida irá colocar mais de 150 mil desempregados abaixo do limiar da pobreza.

Um beneficiário do subsídio de desemprego recebe, no mínimo, 419,22 euros, mas o Público avança hoje que o Governo quer reduzir esse montante em 10 por cento, fixando-o nos 377,29. A ser aprovada esta proposta, já enviada aos parceiros sociais, mais de 150 mil beneficiários do subsídio irão passar a viver abaixo do limiar da pobreza, nivelado nos 421 euros.

A Lusa acrescenta que a medida é espelhada no subsídio social de desemprego, mas com um corte ainda mais severo no caso do beneficiário não ter agregado familiar, passando a corresponder a 72 por cento do Indexante de Apoios Sociais. Um desempregado nestas situações irá receber apenas 301,83 euros, enquanto um desempregado com agregado familiar irá receber 377,29 euros.

A proposta será, contudo, um ‘cavalo de Troia’. Segundo o JN/Dinheiro Vivo, uma fonte governamental (não identificada) terá já admitido que a medida poderá cair durante as negociações na concertação social. Já em anteriores conversações o Governo aplicou uma tática semelhante, deixando cair a polémica proposta de mais meia hora diária de trabalho e conseguindo aprovar a criação de um banco de horas.

No caso do complemento solidário para idosos, o corte é de 2,25 por cento para beneficiários individuais, com o valor mínimo a descer de 5022 para 4909 euros anuais. Contudo, este complemento cessa para os pensionistas cuja reforma supere os 600 euros mensais.

Em destaque

Subir