Nas Notícias

Governo privatiza RTP e Águas de Portugal até ao fim de 2012, garante Bloomberg

RTP e Águas de Portugal são as duas ‘misteriosas’ empresas que o Governo assinalou como privatizadas “até ao final de 2012”, no acordo estabelecido com a troika. A Bloomberg adianta a informação, baseando-se em documentos oficiais da troika.

Até ao final do próximo ano, a privatização da estação pública de televisão e das Águas de Portugal estará concluída, segundo garante a Bloomberg, que teve acesso a um relatório da troika.

Já se conhecia a intenção do executivo de Passos Coelho em avançar para a privatização das duas empresas, mas o timing dessa medida ainda não era conhecido. Segundo um relatório da troika, relativo à avaliação mais recente feita em Portugal, em 2012, o processo ficará concluído.

Programa de privatizações

O executivo estabeleceu um programa de privatizações amplo, graças ao qual pretendia encaixar cerca de 5000 milhões de euros. Esse plano integrava a REN, a Galp, a EDP, a TAP, a ANA, a CP, os Correios e a seguradora da Caixa Geral de Depósitos.

Além destas empresas, eram identificadas duas outras (não especificadas, na altura), que iriam ser transferidas para privados “até ao fim do próximo ano”. Essas empresas são a estação pública de televisão e as Águas de Portugal, segundo assegura aquela agência.

Em destaque

Subir