Economia

Governo: Preço da água vai aumentar quando passar a gestão privada

AssuncaoCristasA água, bem essencial para a vida, deverá aumentar nos próximos tempos. O Governo, pela voz da Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Assunção Cristas, assume que após a privatização da gestão do setor, a água vai subir inevitavelmente.

Em entrevista ao Diário Económico (DE), Assunção Cristas revelou que o preço da água pode aumentar, considerando que “as populações e autarquias estão habituadas a pagar a água abaixo do seu custo”.

A questão está, agora, do lado da privatização da gestão do setor que ainda não avançou: “Muitas vezes perguntam-se se a água vai ficar mais cara. A água não vai ficar mais cara por causa disto”, afirmou ao DE, reportando-se à questão da privatização da gestão da água.

Por outro lado, Assunção Cristas defende que as Águas deverão continuar a ser tutelados pelo setor público, afirmando que “a opção do Governo não é privatizar, mas sim manter toda a propriedade sobre a água e apenas concessionando a sua gestão”.

A ministra do CDS-PP explica que a preferência de não manter o setor totalmente público deve-se à melhor “eficiência na gestão” por privados, mas também face à atual conjuntura económica e à necessidade de investimentos na rede de água.

Em destaque

Subir