Mundo

Governo moçambicano satisfeito com “confiança” de Portugal no potencial económico

O ministro da Indústria e Comércio de Moçambique, Ragendra de Sousa, considerou hoje haver confiança do Estado português no potencial económico e comercial de Moçambique, mesmo perante a “turbulência” causada pela crise económica e financeira no país africano.

Ragendra de Sousa realçou as oportunidades de negócio existentes em Moçambique, quando falava após a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Agência para a Promoção de Investimento e Exportações de Moçambique (Apiex) e a Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento (Sofid), entidade participada pelo Estado português.

“Este ato demonstra a confiança que o Governo português tem para com este Governo de Moçambique, depois de toda a turbulência que conhecemos, que nós vivemos”, declarou Ragendra de Sousa.

Sousa qualificou o entendimento como “de longo alcance”, porque vai permitir uma linha de financiamento bonificado para pequenas, médias e microempresas portuguesas e moçambicanas, principalmente as ‘joint-ventures’ entre empresas dos dois países.

Por seu turno, a embaixadora de Portugal em Maputo, Maria Amélia Paiva, considerou o acordo entre a Apiex e a Sofid um passo muito relevante para os investimentos do empresariado português em Moçambique e parcerias com os homens de negócios locais.

“É um protocolo de colaboração que considero um passo muito relevante na prossecução do nosso objetivo comum, que é trabalhar para a potencialização e identificação de oportunidades de investimento neste mercado”, afirmou Maria Amélia Paiva.

O protocolo prevê que Apiex possa identificar oportunidades de investimento para empresas portuguesas e moçambicanas, em parceria, canalizando essa informação para a Sofid – que avaliará essas oportunidades e possibilidades eventuais de financiamento.

A Apiex é a instituição pública que tem por objeto a promoção e facilitação do investimento moçambicano.

A Sofid tem por missão financiar e apoiar empresas portuguesas e seus parceiros em projetos de investimento em países emergentes e em vias de desenvolvimento.

Em destaque

Subir