Mundo

Governo moçambicano prepara modalidades de pagamentos de dívidas a fornecedores

O primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho de Rosário, disse hoje que o Governo está a preparar as modalidades de pagamento de dívidas a fornecedores, que estão em fase de validação.

“Esperamos anunciar brevemente as modalidades de pagamento da dívida junto aos fornecedores de bens e serviços”, disse o governante, em resposta a uma reivindicação do setor privado.

O primeiro-ministro falava hoje em Maputo, no encerramento da reunião do VI Conselho de Monitoria do Ambiente de Negócios, encontro promovido em conjunto com a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), principal associação patronal do país.

“Neste momento estamos na fase conclusiva de validação das dívidas do Estado junto aos fornecedores de bens e serviços do Estado”, explicou, acrescentando que isso “contribuirá para a dinamização da atividade económica do país”.

Carlos Agostinho de Rosário anunciara em março que o Governo tem atualmente 2,7 mil milhões de meticais (37 milhões de euros) para liquidar 17 por cento da dívida do Estado ao setor privado.

A medida visa “estimular a participação do setor privado na economia nacional”, referiu na altura, no encerramento da XV Conferência Anual do Setor Privado, em Maputo.

Na mesma ocasião, Agostinho Vuma, presidente da CTA, alertou o Governo e o banco central para a situação de “sufoco” e “falência em massa” de empresas do país.

Em destaque

Subir