Mundo

Governo de Mariano Rajoy cai, Sánchez é o novo primeiro-ministro

O parlamento espanhol aprovou hoje a moção de censura que afasta o Governo de direita liderado por Mariano Rajoy e ao mesmo tempo elegeu o novo primeiro-ministro, Pedro Sánchez, líder do PSOE, que promoveu essa proposta.

Uma maioria absoluta de mais de 176 deputados num total de 350 já manifestou de forma nominal o seu apoio à moção de censura, apesar de a assembleia ainda não ter acabado de votar, o que deverá acontecer nos próximos minutos.

Mariano Rajoy esteve no poder durante seis anos e Pedro Sánchez irá tentar acabar a legislatura que termina em 2020.

Os resultados desta votação eram previsíveis. Mariano Rajoy foi afastado do poder com a vitória da moção de censura contra o seu executivo, tendo mesmo já felicitado o líder socialista, Pedro Sánchez, que o substituirá.

“Foi uma honra deixar Espanha melhor do que a encontrei”, disse Mariano Rajoy, ainda antes da votação, acrescentando esperar que Sánchez consiga fazer a mesma coisa.

A queda do executivo de Mariano Rajoy, que esteve seis anos à frente dos destinos de Espanha, surge depois de vários ex-membros do PP terem sido condenados na semana passada a penas de prisão por terem participado num esquema de corrupção que também beneficiou o partido.

O Cidadãos (direita liberal) retirou o apoio que até agora dava ao PP, mas recusou votar a moção de censura ao lado do PSOE, insistindo na antecipação das eleições.

Rajoy recusou apresentar a sua demissão antes da votação da moção de censura, a única forma de se manter no poder o tempo necessário para organizar eleições antecipadas e impedir a chegada ao poder dos socialistas.

Em destaque

Subir