Nas Notícias

“Governo em guerra com Presidente perde sempre”, lembra Marques Mendes

Marques Mendes explica que António Costa tem sido “tudo menos inteligente” na gestão do conflito com Marcelo Rebelo de Sousa. “Quando um Governo entra em guerra com um Presidente da República perde sempre”, salientou.

O comentador da SIC considerou que a aposta do PS, que passa por “ganhar as eleições” legislativas de 2019 “com maioria absoluta”, não permite uma tensão entre o Governo e o Presidente.

Basta perceber, insistiu Marques Mendes, que o PS “tem de entrar no eleitorado mais moderado, que é o eleitorado do Presidente da República”.

“A história recente do nosso país mostra que, quando um Governo entra em guerra com um Presidente da República, perde sempre”, insistiu.

Tanto mais, continuou o comentador, que o PS ficou queimado pela recente intervenção de Marcelo, mais rápido a mostrar-se nos locais atingidos pelos incêndios de outubro.

“Houve um vazio, o Governo não agiu ou agiu por negligência e o Presidente teve de intervir”, complementou: “Alguém tem de interpretar o sentimento nacional e pôr ordem em casa”.

“Vitória clara de Madrid”

No habitual comentário semanal, Marques Mendes abordou ainda a crise da Catalunha, para já marcada pela “vitória clara de Madrid sobre Barcelona e de Espanha sobre a Catalunha”.

Agora, falta saber como é que o artigo 155.º será aplicado na prática. “Irá trazer imensos problemas, nomeadamente vários tipos de desobediência”, antecipou.

“As autoridades de Madrid vão ter de dialogar com os dirigentes da Catalunha para, em conjunto, chegarem a uma decisão política”, a qual “deverá passar por uma mexida na Constituição, para reforçar a autonomia da Catalunha, ou pela criação de um Estado federal”, reforçou Marques Mendes.

Em destaque

Subir