Economia

Governo: Fusão do Metro do Porto e STCP deverá ser aprovada em breve

Metro_do_PortoO Governo quer alternativa para a fusão entre o Metro do Porto e a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP). Para o efeito, está a trabalhar em conjunto com INE e a Direção-Geral do Tesouro (DGO).

A fusão entre o Metro do Porto e os STCP está em equação pelo Governo, disse fonte do setor. Ainda assim, há outras alternativas a ser estudadas e, para tal, o Executivo liderado por Passos Coelho está a trabalhar em conjunto com a Direção-Geral do Tesouro (DGO) e o INE.

Ambos os organismos tentam encontrar outra solução, mas Cavaco Silva já tem o processo para aprovação. No entanto, o aval do INE é fundamental para aquilatar o impacto orçamental da solução.

Por outro lado, existem dois pontos complexos em relação à Carris e do Metro de Lisboa. É que o Metro do Porto está subconcessionada a um privado, a Via Porto, do grupo Barraqueiro, além de e 40 por cento do capital da empresa estar nas mãos da Junta Metropolitana do Porto.

Ora, a Junta Metropolitana do Porto pode constituir um empecilho à operação de fusão tal como acontece em Lisboa. Contudo, ao que tudo indica, a decisão estará para breve.

Em destaque

Subir