Mundo

Governo dos EUA volta a fechar fronteira com o México devido a “avalancha” de migrantes

O Governo norte-americano decidiu hoje encerrar o posto fronteiriço de San Ysidro, entre São Diego e Tijuana, no México, depois de centenas de migrantes romperem um cerco da polícia mexicana para tentarem entrar ilegalmente nos Estados Unidos.

O Departamento de Alfândegas e Proteção Fronteiriça dos Estados Unidos da América (CPB, na sigla em inglês) comunicou nas redes sociais o encerramento do posto aduaneiro, considerado um dos mais movimentados do mundo, devido à “avalancha” de pessoas.

Na segunda-feira, as autoridades fronteiriças norte-americanas encerraram este mesmo acesso devido a informações que apontavam que alguns dos elementos da caravana de pessoas chegada a Tijuana a partir das Honduras tinham a intenção de entrar a correr nos Estados Unidos da América (EUA), segundo comunicaram fontes da CBP.

Até às 11:20 locais (19:20 em Lisboa), centenas de migrantes conseguiram chegar ao edifício onde está a guarita que liga os dois países, com o propósito de solicitar asilo aos EUA.

Ao mesmo tempo, um outro grupo de pessoas rompeu uma das barreiras de segurança para tentar aceder por outra via à fronteira norte-americana.

A agência federal deu a conhecer esta medida no meio de protestos em ambos os lados da fronteira a favor de membros da caravana de migrantes.

Enquanto isso, no lado mexicano ocorreram alguns confrontos entre os migrantes e as forças de segurança.

Alguns migrantes tentaram acalmar a situação, com a esperança de evitarem que os confrontos prejudiquem o seu objetivo de asilo nos Estados Unidos.

Segundo dados do Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos, cerca de sete mil migrantes aguardam atualmente do outro lado da fronteira, principalmente em Tijuana e Mexicali, para pedir asilo.

Em destaque

Subir