Mundo

Governo do Brasil diz que suporte médico em zonas indígenas cresceu 400 por cento em quatro anos

A número de atendimentos médicos realizados pelo Ministério da Saúde brasileiro em territórios indígenas cresceu 400 por cento nos últimos quatro anos, anunciou hoje o Governo do Brasil.

Dados divulgados pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) revelam que o total de assistências em serviços de saúde próximos às aldeias índigenas passou de 1,1 milhão, em 2014, para 5,6 milhões, desde janeiro até novembro deste ano. No somatório desde 2014, a Sesai aferiu 16,2 milhões de atendimentos a pessoas destes locais.

Entre os trabalhos realizados estão ações de vacinação, saúde oral, vigilância alimentar e nutricional, consultas de pré-natal, consultas de crescimento e desenvolvimento infantil, de promoção da saúde, entre outras que ajudam a melhorar a qualidade de vida e a situação de saúde dos indígenas, afirmou o Governo em comunicado.

Para este acompanhamento ser possível, a Sesai dispõe de 13.989 profissionais espalhados por 360 pólos de saúde e 68 Casas de Saúde Indígenas (CASAI), que atendem povos de 305 diferentes etnias.

A secretaria especial de saúde indígena utiliza ainda transportes aéreos, terrestres e aquáticos para a deslocação de pacientes para consultas médicas e atendimentos de urgência e para o transporte das Equipas Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI).

Em destaque

Subir