Economia

Governo disponível para aumentar Salário Mínimo Nacional para os 515 euros

armenio_carlosÁlvaro Santos Pereira, Ministro da Economia, manifestou disponibilidade para discutir, em concertação social, a proposta da CGTP do aumento do Salário Mínimo Nacional para os 515 euros, anunciou Arménio Carlos o líder da central sindical.

O aumento do Salário Mínimo Nacional para 515 euros será discutido brevemente pelo Governo, afirmou o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos.

“O ministro da Economia mostrou disponibilidade para discutir o assunto em concertação social. Vamos aguardar, agora, até que ponto essa disponibilidade vai mais longe”, disse Arménio Carlos após uma reunião com o Ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira.

Segundo revelou o líder da central sindical, o ministro Santos Pereira admitiu que Portugal está “numa situação em que é fundamental dinamizar o mercado interno”, e uma das medidas para minimizar o atual contexto passa pela melhoria dos salários e das pensões de reforma.

As exigências passam pelo aumento do Salário Mínimo Nacional “em um euro por dia e também os restantes salários”. Caso contrário, disse Arménio Carlos, “estas políticas estão a levar a classe média para a pobreza, os pobres para a miséria e os miseráveis a ficarem fora das estatísticas”.

Segundo o representante máximo da CGTP em Portugal existem cerca de 400 mil trabalhadores com 432 euros de salário líquido, “abaixo do limiar da pobreza, que são 434 euros”.

Em destaque

Subir