Mundo

Governo da Venezuela leva caso da foto falsa de Chávez para tribunal

Apesar do pedido de desculpa da administração do periódico, certo é que o governo venezuelano revelou que avançará com uma ação em tribunal,

A publicação da foto surgiu numa altura em que se adensam os mistérios sobre o verdadeiro estado de saúde de Chávez, que não é visto desde dezembro, altura em que se submeteu à quarta cirurgia em 18 meses, em Cuba, onde combate um cancro.

Apesar de diversos elementos do Governo garantirem que Hugo Chàvez está consciente e já exerce algumas funções, dando orientações a partir do hospital de Havana, certo é que a oposição venezuelana tem exigido mais informações.

E nesse momento surgiu o El País a publicar uma foto do Presidente da Venezuela, numa reportagem que se propunha a deslindar os mistérios sobre o verdadeiro estado de saúde de Chávez.

Ernesto Villegas, ministro da Informação da Venezuela, lamentou o sucedido, apelidando o caso de “grotesco”, e revelou que o governo “vai tomar as medidas legais pertinentes, em virtude de um erro desta dimensão”, que “não se paga com as magras desculpas”.

Aquele membro do Governo disse que este é “um assunto que não deve alterar em nada as relações bilaterais entre o governo venezuelano e o governo espanhol”, mas salienta que o El País vai responder em tribunal pelo lapso.

O jornal espanhol, por seu turno, garantiu que vai levar a cabo uma investigação, para apurar por que razão recebeu uma foto falsa de Hugo Chávez, enviada pela Gtres Online. Esta agência sustentou que as fotografias foram recolhidas por uma enfermeira.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir