Categorias: MundoNas Notícias

Governo brasileiro diz que Portugal “pode ajudar na redemocratização” da Venezuela

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, afirmou hoje à Lusa que Portugal “pode ajudar no processo de redemocratização” da Venezuela, sensibilizando os parceiros europeus “para a urgência de uma solução”.

“Portugal, por causa das preocupações que tem com a população portuguesa na Venezuela, achamos que pode ajudar nesse processo de redemocratização da Venezuela”, defendeu o chefe da diplomacia brasileira, em declarações à agência Lusa à margem de uma conferência de imprensa no Itamaraty – sede do ministério -, em Brasília.

Na opinião de Ernesto Araújo, Portugal, dado o “interesse que tem devido à grande comunidade portuguesa que reside na Venezuela, pode ajudar a sensibilizar outros países europeus para o drama que os venezuelanos estão a viver”.

“Muitos portugueses já saíram de lá, outros perderam muita coisa. É preciso sensibilizar [a Europa] para a urgência de uma solução”, sustentou.

O governante brasileiro revelou ainda que falou recentemente com o seu homólogo português, Augusto Santos Silva, sobre as condições em que vivem os portugueses na Venezuela.

Ernesto Araújo disse esperar que Estados como a China e a Rússia, que apoiam o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, vejam “a realidade e o sofrimento” em que o povo se encontra.

O ministro adiantou que, apesar da existência de uma nova presidência venezuelana, referindo-se ao presidente interino, Juan Guaidó, líder da oposição, os refugiados venezuelanos irão continuar a receber apoio do Governo brasileiro, esperando, contudo, que a situação se venha a resolver.

Dados do Alto-Comissariado das Nações Unidas para o Refugiados (ACNUR) mostram que de janeiro de 2014 a abril de 2018, 25.311 venezuelanos solicitaram uma autorização de residência no Brasil e 57.575 pediram asilo.

O ministro das Relações Exteriores do Governo de Jair Bolsonaro disse ainda que o Grupo Lima, do qual o Brasil faz parte, vai reunir-se na próxima segunda-feira, no Canadá, para debater o processo de redemocratização venezuelano.

A crise política na Venezuela agravou-se em 23 de janeiro, quando Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional, se autoproclamou presidente interino e declarou que assumia os poderes executivos de Nicolás Maduro.

Guaidó, 35 anos, contou de imediato com o apoio dos Estados Unidos, da Organização dos Estados Americanos (OEA), e da maioria dos países da América Latina, incluindo o Brasil, e prometeu formar um governo de transição e organizar eleições livres.

Também anunciou uma amnistia aos militares e funcionários públicos que “colaborarem com a restituição da democracia”.

Nicolás Maduro, de 56 anos, chefe de Estado desde 2013, denunciou a iniciativa do presidente do parlamento, no qual a oposição tem maioria, como uma tentativa de golpe de Estado liderada pelos Estados Unidos da América.

A repressão dos protestos antigovernamentais da última semana provocou pelo menos 40 mortos, de acordo com dados das Nações Unidas.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias