Nas Notícias

Governo aprova lei que permite consumo de vinho e cerveja a menores

cervejaAs indústrias do vinho e cerveja aplaudem, os médicos lamentam. A polémica nova lei do álcool torna possível a pessoas com 16 anos comprar e consumir aquelas bebidas alcoólicas. Só as espirituosas são proibidas a menores de 18 anos. A nova lei foi aprovada nesta quinta-feira, em Conselho de Ministros.

O Governo decidiu recuar na intenção de limitar a venda e consumo de bebidas alcoólicas a maiores de 18 anos, sendo que a nova lei do álcool passa a conceder a menores de idade o direito de comprar e beber vinho e cerveja – apenas as bebidas espirituosas estão proibidas até à maioridade.

Assim, a cerveja e o vinho podem ser comprados e consumidos por menores, o que para os especialistas representa uma irresponsabilidade recheada de incongruências, já que o álcool das bebidas espirituosas é tão nefasto como o das restantes bebidas, em particular a cerveja, que é a mais consumida nesta faixa etária.

E por isso os produtores de cerveja batem palmas à decisão do Governo, ao legalizar a venda e consumo daquela bebida a menores de idade. Já a Associação Nacional das Empresas de Bebidas Espirituosas considera o diploma “ridículo”, por criar uma diferença entre cerveja, vinho e outras bebidas alcoólicas.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir