Nas Notícias

Governo anuncia extinção de 1712 lugares de dirigentes

Esta tarde, no debate quinzenal na Assembleia da República, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho anunciou a extinção de 1712 lugares de dirigentes da Administração Central, bem como de cerca de 137 entidades. Com esta medida, o Governo pretende obter um retorno orçamental de 100 milhões de euros no ano de 2012.

Esta medida de corte da despesa inclui-se no Programa de Redução do Estado e melhoria da Administração Central (PREMAC), que previa a eliminação de 15 por cento dos lugares de dirigentes.

No entanto, o executivo de Passos Coelho pretende ir mais longe, cortando 27 por cento dos lugares existentes. Ao nível dos organismos, serão criadas 25 entidades através de fusões, o que, segundo o primeiro-ministro, beneficiará a Administração Central para que seja uma “estrutura mais leve, que pese menos aos bolsos dos contribuintes”.

O anúncio desta medida foi feito após o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, questionar Passos Coelho sobre a “concretização do programa de corte da despesa pública que o Governo tem vindo a implementar”.

Na resposta, o primeiro-ministro reafirmou o empenho do Governo em “reduzir a despesa do Estado para diminuir o peso que o Estado hoje representa para contribuintes e para o sistema financeiro”.

Em destaque

Subir