Categorias: Nas Notícias

Governo angolano exorta cidadãos ao “uso racional e responsável” das redes sociais

O secretário de Estado das Telecomunicações angolano, Mário Oliveira, exortou hoje os cidadãos, sobretudo os jovens, para o uso “racional e responsável” das redes sociais e das tecnologias de informação e comunicação.

“Incentivo a juventude, em particular, e toda a sociedade, em geral, na utilização racional e responsável dos meios de comunicação e, sobretudo, das redes sociais, tornando-os um meio de aproximação entre as pessoas e igualmente um meio de busca de conhecimento”, disse Mário Oliveira.

Segundo o governante, que falava numa cerimónia em saudação ao Dia Mundial da Sociedade de Informação, que hoje se assinala, um dos desafios do Governo angolano é levar os serviços de telecomunicação a “todo o país e a preços acessíveis”.

Para Mário Oliveira, o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação evidencia a “função transformadora e estimulante das comunicações e das tecnologias de informação nas sociedades”.

“É uma necessidade universal se comunicar e cooperar através das fronteiras. Nos dias de hoje, não podemos falar das telecomunicações e da sociedade de informação sem falar da inclusão digital como um veículo interativo que possibilita os cidadãos a terem acesso às tecnologias de informação e comunicação”, concluiu.

Na quarta-feira, o núncio apostólico em Angola e São Tomé considerou, em Luanda, que a utilização das redes sociais constitui uma ocasião para “favorecer o encontro”, mas também “pode potenciar o auto-isolamento como uma teia de aranha”.

Petar Rajic, que falava durante uma conferência de imprensa de apresentação da mensagem do Papa Francisco por ocasião da 53.ª Jornada Mundial das Comunicações Sociais 2019, sublinhou que as redes sociais devem ser um instrumento para “libertar e proteger”.

“A rede que queremos é uma não para aprisionar, mas para libertar e para proteger uma comunhão de pessoas livres, uma rede que permite construir pontes, uma sólida cultura do encontro, na verdade, na justiça e no respeito”, afirmou.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: ÁfricaAngola

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias