Mundo

Catedral de Notre-Dame pode não ter salvação, admite governo francês

O Ministério da Administração Interna francês admitiu hoje que os bombeiros podem não conseguir salvar a catedral de Notre-Dame de Paris, que está a arder desde o fim da tarde.

O secretário de Estado da Administração Interna, Laurent Nuñez, disse que “não é garantido” que se possa salvar a catedral, ainda que estejam mobilizados cerca de 400 bombeiros e a ser usados 18 canhões de água.

O comandante da brigada dos bombeiros sapadores de Paris, general Jean-Claude Gallet, também manifestou incertezas quanto ao evoluir da situação.

“Não temos a certeza de poder evitar a propagação ao campanário norte. Se esse colapsar, imaginem a amplitude dos estragos”, declarou.

O incêndio na catedral de Notre-Dame de Paris começou cerca das 18:50 locais (17:50 em Portugal) e atingiu toda a estrutura do edifício, segundo o porta-voz do monumento, André Finot.

Cerca de uma hora depois de ter começado o incêndio, o pináculo de Notre-Dame desmoronou-se.

Os bombeiros disseram que o incêndio terá começado no sótão da catedral e admitiram que a situação poderá estar ligada aos trabalhos de reabilitação do edifício, que é o monumento histórico mais visitado da Europa.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, que tinha um discurso à nação agendado para esta noite, centrado em medidas de revitalização económica, adiou a comunicação em consequência do incêndio.

“Notre-Dame de Paris consumida pelas chamas. Emoção de uma nação inteira. Pensada para todos os católicos e para todos os franceses. Como todos os nossos compatriotas, estou triste esta noite por ver a arder uma parte de nós”, escreveu Macron na rede social ‘Twitter’, antes de se dirigir para o local.

Entre as primeiras mensagens de pesar e de solidariedade contam-se as dos presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, bem como dos chefes de governo de Portugal, António Costa, da Alemanha, Angela Merkel, e de Espanha, Pedro Sanchéz.

A catedral de Notre-Dame foi edificada em 1163 e iniciou a função religiosa em 1182, embora os trabalhos de construção tenham prosseguido até 1345.

Em destaque

Subir