Nas Notícias

“Gouveia e Melo não é quem parece ser”

Rosto do processo de vacinação em Portugal, pela forma como montou com a sua equipa a enorme estrutura e incentivou o país a vacinar-se, o vice-almirante Gouveia e Melo é, para muitos, a grande figura de 2021, ano que está de saída.

O ano de 2021 marca também a chegada de Gouveia e Melo ao cargo de Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA). E esta nomeação tem feito correr ‘muita tinta’.

Por várias vezes questionado sobre se pretende fazer carreira política, Gouveia e Melo tem assegurado que espera manter-se como militar, seguindo uma carreira que cumpre há várias décadas, seguindo-se agora mais um patamar na estrutura militar portuguesa.

Luís Marques Mendes, comentador político e antigo líder do PSD, critica a forma como o Governo entendeu indicar o nome do antigo responsável pela task force da vacinação para CEMA.

“Fica a suspeita de que o Governo pretende apenas aproveitar-se da popularidade do Almirante Gouveia a Melo. Parece uma decisão de campanha eleitoral. Simplesmente censurável”, comentou Marques Mendes, em declarações na SIC, sobre Gouveia e Melo que rende no cargo o Almirante Mendes Calado.

“Nódoas gordurosas na alva farda de Gouveia e Melo”

Já para a antiga deputada do Bloco de Esquerda Joana Amaral Dias, a figura de Gouveia e Melo levanta-lhe algumas reservas.

“Gouveia e Melo não é quem parece ser”, avisa a antiga deputada, realçando que “ou não é quem aparenta e querem que pareça.”

Amaral Dias precisa depois que os últimos seis anos de Gouveia e Melo revelam “um homem apostado em urdir intentonas contra colegas, em engendrar rasteiras que derrubem quem lhe faça frente ou apenas dele discorde”.

Em artigo de opinião que assina no Diário de Notícias, Amaral Dias diz que Gouveia e Melo é “alguém com poucos escrúpulos e ilimitadas ambições”.

Apontando para situações vividas por Gouveia e Melo com altos responsáveis da Marinha, Joana Amaral Dias sustenta que há “nódoas gordurosas na alva farda de Gouveia e Melo”.

Joana Amaral Dias deixa ainda reparos à forma como Gouveia e Melo tem visto a sua imagem ser tratada na imprensa devido ao processo de vacinação, dito por muitos que ocorreu com sucesso.

“E então? Tinha uma tarefa logística e administrativa exigente (mas nem sequer de planeamento), dispondo de todos os meios e mais alguns para a executar, bem como de uma comunicação social que beijava o chão que pisava.”

Em destaque

Subir