Ciência

Gosta de estalar os ossos? Veja o que acontece aos nós dos dedos

Um médico norte-americano passou 60 anos a estalar os nós dos dedos de uma das mãos, para poder comparar os efeitos a longo prazo com os da outra mão.

É um dos ‘mitos urbanos’ que quase toda a gente conhece: estalar os nós dos dedos, fazendo soar aquele ‘crack’ tão característico, faz mal aos ossos e ajuda ao aparecimento de artrite.

Mas será mesmo assim?

Para tirar a dúvida, um médico californiano passou seis décadas a estalar os nós dos dedos de uma das mão, ficando com os dedos da outra mão ‘virginais’.

E o que descobriu Donald Unger? Que os efeitos de estalar os nós dos dedos ao fim de 60 anos são nulos, pois os ossos e as articulações de ambas as mãos continuavam iguais.

O gesto é inofensivo porque o som não passa de uma minúscula explosão de gás.

Para lubrificar as articulações, os nós dos dedos contêm um líquido, o fluido sinovial. Quando os dedos são estendidos, no movimento natural, umas minúsculas bolhas de gás invadem esse líquido.

Quando as articulações regressam às posições normais, as bolhas de gás ficam comprimidas e vão perdendo… o gás.

Contudo, ao estalar os nós dos dedos, é exigida mais pressão aos tendões, fazendo explodir as bolhas de gás e provocando o ‘crack’ que irrita os ouvidos de tanta gente.

Para já, não há dados médicos que comprovem o ato como prejudicial. Se gosta de estalar os nós dos dedos, saiba que são precisos pelo menos 20 minutos para o gás se acumular.

Em destaque

Subir