Tecnologia

Google vende Motorola aos chineses da Lenovo

lenovo 1lenovo 600Pagou 12,5 mil milhões de dólares, agora vende por cerca de três. Google mantém no entanto as patentes que lhe interessa e deixa o resto para a China.

A Google confirmou esta quinta-feira a venda da Motorola ao grupo chinês Lenovo.

A gigante de Internet fez o negócio por três mil milhões de dólares. Recorde-se que a Motorola foi adquirida pela Google em 2012. Na altura, a companhia norte-americana pagou 12,5 mil milhões de dólares.

Apesar de passar toda a produção para a Lenovo, a Google vai manter dentro de portas grande parte das patentes importantes, as que lhe interessam, prova do que se falou em 2012 aquando da compra da Motorola, ou seja, a gigante da Internet não tinha propriamente o objetivo de fabricar telemóveis, mas sim apenas adquirir patentes importantes neste mercado.

O negócio entre Lenovo e Google vai ser consumado em três partes. O grupo chinês paga de imediato 660 milhões de dólares. O restante será pago num período de três anos, em dinheiro e em ações.

Apesar de ter origem chinesa, a Lenovo está sediada nos Estados Unidos e é especializada em venda de equipamentos informáticos como portáteis e servidores. Detém também, desde 2005, a divisão de computadores da IBM.

Em destaque

Subir