Tecnologia

Google vai penalizar sites que ‘abusam’ dos motores de busca

google2Gigante norte-americana afirma que tem muitos engenheiros que já trabalham atualmente nas mudanças que vêm aí. Objetivo é fazer frente a sites com conteúdos otimizados unicamente para motores de busca.

Depois das mudanças relativas aos anúncios, onde a Google promete penalizar quem coloque demasiada publicidade antes do conteúdo propriamente dito (saiba mais aqui), a empresa afirma agora que vai também cortar na relevância aos sites que estejam apenas otimizados para motores de busca.

Segundo Matt Cutts, engenheiro da Google, um blogue, um site ou um portal, deve estar preparado para as pessoas, para os leitores, não para as máquinas. Com isto, Matt afirma que o importante, e seguindo aquilo que a própria Google defende, é o site mostrar conteúdo interessante, relevante, que leve o leitor a voltar lá futuramente.

Colocar online um site que utiliza algumas técnicas, como a repetição de palavras-chave no texto, para ganhar relevância nos motores de busca já tinha na realidade um problema, mas em breve parece que vai ter um maior ainda. Além de ser desinteressante aos olhos de quem lê o conteúdo, pois há ‘muita fruta, mas pouco sumo’, a Google vai penalizar quem o faz, fazendo com que o site em questão desça posições nos resultados das pesquisas.

Matt Cutts confirma que as modificações ao algoritmo já estão a ser feitas, logo as mudanças devem-se fazer sentir nos meses que aí vêm. Para o engenheiro, o objetivo da gigante norte-americana é claro: “Vamos penalizar aqueles que enchem páginas com palavras-chave e que linkam todas as frases e palavras”, sublinha.

Recorde-se que em janeiro deste ano, a empresa divulgou que irá, também durante os próximos meses, penalizar os sites que exibam publicidade a mais, sobretudo aqueles que a mostram antes do conteúdo. Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir