Tecnologia

Google vai eliminar a introdução de passwords no Android

samsung_android_mercado

Introdução de passwords em tudo o que é serviço na internet: isto é a dor de cabeça de milhões de utilizadores. Se por um lado as passwords garantem a segurança no acesso a serviços online, a verdade é que para muitos utilizadores isto é apenas uma grande dor de cabeça e o melhor seria se as mesmas não existissem.

A pensar nisso e na simplificação de processos no acesso a serviços online, a Google pretende acabar com a introdução de password nos dispositivos equipados com o Android. A marca de Mountain View pretende tornar isso numa realidade, e já este ano.

Denominado de projeto Abacus, a ideia consiste em acabar com a introdução de passwords utilizando mecanismos como a voz, escrita e a localização dos utilizadores para autenticação, acabando com a necessidade de ter de introduzir passwords sempre que acede a um serviço.

O passo seguinte passa por disponibilizar o mecanismo (Trust API) a várias entidades, sendo na sua maioria instituições financeira. Com isto, a Google pretende que estas instituições financeiras atestem a segurança do mecanismo. Posteriormente, a Trust API será disponibilizada a todos os desenvolvedores de aplicações, por forma, a que o mecanismo entre no mercado o quando antes. Prevê-se que isso possa acontecer ainda este ano.

Este é mais um dos grandes avanços da Google e, claro, do Android. Afinal de contas, tudo o que os utilizadores procuram na utilização de dispositivos móveis é a segurança e a simplificação de processos.

Em destaque

Subir