Tecnologia

Google vai acabar com publicidade obrigatória no YouTube

A publicidade nos vários canais de comunicação são uma necessidade, é desta que sai as receitas para muitos desses meios de comunicação. DE outra forma, estes não seriam sustentáveis.

No entanto, há várias formas de apresentar esse conteúdo publicitário, sendo que algum dele é mal visto pelos utilizadores. É o caso dos anúncios de 30 segundo obrigatórios do YouTube, que impossibilitam a visualizam dos conteúdos antes destes terminarem.

Segundo um responsável da Google, em declarações à BBC, em 2018 os anúncios de obrigatórios de 30 segundo do YouTube vão desaparecer, tornando a plataforma menos ‘chata’ para os utilizadores.

É, aliás, por causa do feedback negativo de milhares de utilizadores que a Google pretende acabar com este tipo de publicidade na sua plataforma de vídeos.

Para Will Smyth, da agência Agenda 21, isto vai também obrigar a que os anunciantes sejam mais criativos na forma como aplicam os respetivos meios publicitários, por forma a garantir a sua sustentabilidade, mas sem ‘massacrar’ os utilizadores.

“Isto vai encorajar os anunciantes a serem mais criativos na maneira como usam a plataforma. É bom negócio para todos que se pense em ‘skippables’ – anúncios que se podem passar à frente. As pessoas não vão ser forçadas a ver publicidade e os anunciantes não precisam de pagar se o utilizador escolher ignorar o seu anúncio”, afirma Smyth.

Segundo o mesmo, estes anúncios padronizados de 30 segundo foram inspirados nos anúncios televisivos, mas não sendo aceites da mesma forma nas plataformas online.

Para já, e pelo menos durante mais um ano, ainda terá de visualizar alguns destes anúncios (sim, alguns, porque eles não surgem sempre, sendo aleatórios). Em 2018 já poderá visualizar mais conteúdos no YouTube sem ter de ‘secar’ 30 segundo à espera que o mesmo apareça.

Em destaque

Subir