Insólito

Quando o Google Street View protege a identidade dos animais

Aconteceu em Coe Fen, em Cambridge, no Reino Unido: o Google Street View tratou uma vaca como um humano e ocultou o seu rosto. Há um motivo para este insólito.

Uma vaca viu a sua face ocultada, pela tecnologia que o Google Street View utiliza em humanos, para que estes não sejam reconhecidos naquela ferramenta. Mas quando o reino animal também é alvo deste ‘tratamento’, surge espanto.

Em Coe Fen, no Reino Unido, uma vaca teve direito a rosto desfocado. Não, ninguém será capaz de reconhecer aquele animal, com privacidade protegida, como se de um humano se tratasse.

A fotografia foi tirada há alguns meses, junto ao rio Cam, na localidade rural de Coe Fen, em Cambridge. E ficou ‘escondida’, durante um longo período de tempo, até que um editor do jornal ‘The Guardian’, David Shariatmadari, descobriu o insólito.

Ora, a vaca de rosto tapado passou a ser o centro das atenções, no Twitter, onde o jornalista difundiu a imagem. Ninguém lhe vê a cara, mas toda a gente fala daquela vaca.

E como a história caiu nas redes sociais, não faltaram montagens e outro tipo de brincadeiras. Houve quem vestisse o animal com roupas, para tapar as partes íntimas, tal como se exige a um humano…

Mas nós vamos mais longe e publicamos o mapa:

Mas esta pixelização do rosto da vaca tem um motivo. Não é opção da Google. Segundo revela a BBC, que contactou um responsável do gigante da Internet, o sistema de ocultação de rosto do Google Street View é automático.

Atua sempre que deteta um rosto. E não é suficientemente inteligente para distinguir rostos humanos de rostos de animais. Assim, é bem provável que outras vacas em todo o mundo tenham a sua cara escondida.

Em destaque

Subir