Tecnologia

Google Sea View? O Street View vai descer ao fundo dos mares

marÉ uma espécie de Google Street View, mas na profundezas dos mares da Austrália, numa zona de corais. Um grupo de investigadores vai descer ao fundo dos oceanos, para captar imagens, prevendo-se a recolha de 50 mil panorâmicas a 360 graus. O projeto da Google em parceria com uma universidade australiana pretende ‘colocar’ o cibernauta no interior da biodiversidade dos mares. E perceber o impacto das alterações climáticas nos oceanos.

O projeto Google Street View prepara-se para entrar no fundo dos mares, para mostrar a biodiversidade marítima, numa zona rica em corais. Cientistas australianos vão trabalhar em parceria com a Google para, tendo como base os processos do Street View, exibir o impacto das alterações climáticas nos oceanos.

A Universidade de Queensland, Austrália, vai recorrer a câmaras e robôs de mergulho, equipamentos que descerão a profundidades nunca antes atingidas, em recifes ao largo da costa norte da Austrália.

Trata-se de uma expedição científica que permitirá a realização de 50 panorâmicas a 360 graus, em alta definição, transportadas posteriormente para o Google Panoramio, para uso no Google Maps e Google Earth. Funcionará do mesmo modo que o Google Street View, mas no fundo dos oceanos.

Este desafio da equipa australiana permitirá aos cibernautas uma viagem pelo fundo dos mares, como se estivessem a praticar mergulho numa das zonas de corais mais atrativas da Austrália. O projeto complementa-se com a criação de um canal do Youtube, que permitirá seguir em tempo real todos os passos deste ousado projeto.

Com esta captação de imagens do recife, a Google e a Universidade de Queensland pretendem proceder a comparações futuras e perceber o impacto das alterações climáticas nas profundezas dos mares, em zonas nunca exploradas pelos mergulhadores.

Em destaque

Subir