Tecnologia

Google quer forçar YouTubers a aderir ao YouTube Red

aniversário_youtube

O Google pretende que alguns YouTubers – os que tem conteúdos com milhões de visualizações – aderiam à versão Red do canal de vídeos. Esta situação já deu lugar a um grande burburinho nos vários sites de tecnologia.

Em causa está a intenção do Google em obter uma percentagem dos lucros obtidos em publicidade por estes YouTubers. Nalguns casos ascendem a milhares de euros.

Para quem ainda não sabe. O YouTube Red nasce de um novo conceito do Google, em que a principal diferença para o restante canal, passa pela assinatura de conteúdos, como acontece, por exemplo, com o Spotify ou com o Netflix.

A ideia da Google é que as pessoas possam ter acesso a melhores conteúdos e, acima de tudo, livres de publicidade. Assim, os assinantes do YouTube Red passariam a ter uma visualização ‘limpa’ dos vídeos, sem nenhum tipo de publicidade e com muita mias qualidade em termos de imagem.

O problema é que a Google quer fazer com que os YouTubers assinem o YouTube Red, assinala o Tech Crunch. Chegando mesmo a ameaçar com a possibilidade de apagar ou esconder vídeos de quem não assinar a versão paga.

Apesar de não parecer uma política justa, a verdade é que as receitas de alguns YouTubers ascendem a milhares de milhões de euros. Portanto, não será uma assinatura de 10 ou 20 euros que vai tirar rendimento as estes YouTubers. E, como tal, acreditamos que estas medidas, a ser levadas para a frente, não terão grande impacto sobre esses utilizadores.

 

Em destaque

Subir