Tecnologia

Google quer criar ‘lista negra’ para fabricantes que não atualizam o Android

android_inoperacional_falha

A Google quer dar um passo muito importante no sentido de persuadir as várias fabricantes a atualizarem o Android para a versão mais recente. Um dos grandes problemas do Android é a fragmentação, motivo pelo qual muitos utilizadores optam pelo iPhone da Apple.

A marca de Mountain View está decidida a pôr fim a esta fragmentação no seu sistema operativo, no entanto, a forma encontrada para esse efeito é que não deverá agradar a muitos fabricantes e operadores de telecomunicações.

A ideia consiste em criar uma espécie de ‘lista negra’. Nesta lista constariam, por ordem, as fabricantes e operadoras que demoram ou, simplesmente não atualizam o Android para a mais recente versão.

Esta decisão foi conhecida na última conferência da Google onde Hiroshi Lockheimer, um dos responsáveis pelo Android, assumiu a vontade da Google em persuadir os fabricantes e operadores a acelerarem os processos de atualização, por forma a não criar insegurança e fragmentação na plataforma.

No entanto, houve quem já torcesse o nariz a propósito desta medida. Um diretor da HTC chamou a esta medida da Google de “pouco realista”, não especificando ao que se referia. Pensamos nós que se poderia estar a referir a hardware menos capaz.

Também as operadoras de telecomunicações mostram algum ceticismo a esta medida, uma vez que o seu grosso de receitas provém de novos equipamentos e não da manutenção de equipamentos mais antigos.

Apesar de tudo e para conforto dos fãs do Android, vai ser possível saber que marcas se preocupam realmente com o utilizador e que aparelho vale mesmo a pena comprar. No mesmo sentido vai a disponibilização antecipada, por parte da Google, do Android N aos vários fabricantes. A ideia é que estes possam testá-lo com bastante antecedência e atualizem os aparelhos o mias rápido possível, sem desculpas.

Em destaque

Subir