Tecnologia

Google não é responsável pela violação de direitos de autor no YouTube

youtube_1É uma discussão que se prolonga há muito tempo mas um tribunal francês parece agora dar razão à gigante informática. Google acaba de vencer um processo iniciado pela TF1, uma televisão francesa.

A Google não é responsável pelo conteúdo que é publicado em vídeo no Youtube, plataforma que comprou em 2006. Esta é pelo menos a justificação dos juízes que acompanharam o processo entre a TF1, canal televisivo francês, e a empresa norte-americana.

A estação acusava a Google de permitir que programas televisivos por esta empresa produzidos fossem colocados na plataforma de multimédia, violando assim direitos de autor.

Contudo, e segundo os coletivo de juízes, a Google não pode obter conhecimento do conteúdo que é publicado, apenas tem de informar os utilizadores que tais práticas são proibidas, nada mais.

Na verdade, esta decisão do tribunal francês surpreende tudo e todos, visto que, no passado, a empresa norte-americana perdeu quase sempre quando foi colocada no banco dos réus devido a violação de direitos de autor.

Agora, e depois da TF1 ter exigido cerca de 140 milhões de euros de indemnização, é a televisão francesa que terá de pagar à Google, qualquer coisa como 80 mil euros, pelas despesas de todo o processo.

Em destaque

Subir