Nas Notícias

Google lembra Leonora Carrington, a noiva do vento

Leonora Carrington 400 Cumpriria hoje o 98.º aniversário. Por isso, Leonora Carrington merece uma homenagem da Google, com um doodle que lembra a pintora, escritora e escultora britânica que se estabeleceu na Cidade do México. Leonora nasceu a 6 de abril de 1917 e morreu no dia 25 de maio de 2011. Viveu em Paris e também em Lisboa, antes de se estabelecer no México.

Um google doodle, neste dia 6 de abril, lembra Leonora Carrington, pintora surrealista, escritora e escultora britânica, que passou quase toda a sua vida longe do seu país e viveu na Cidade do México, longe da fama que conquistou.

Hoje, a artista inglesa celebraria o 98.º aniversário. Nasceu no dia 6 de abril de 1917, em Lancashire, Inglaterra. Mas as suas raízes pouco lhe disseram e Leonora percorreu o mundo, como quem foge da fama que ia conquistando.

Muito jovem, encontrou na Cidade do México o poiso para a sua arte. A maior parte da sua vida foi passada longe do país onde nascera.

Foi no México que viveu os últimos 70 anos da sua vida, bem distante das luzes da ribalta que o seu talento que permitiria.

Antes de se estabelecer no México, Leonora Carrington viveu em Paris, ao lado do namorado (Max Ernstl, também artista), durante três anos.

Esta história de amor termina com a perseguição nazi, de que Ernstl foi vítima.

“Foram anos muito felizes, mas chegou um momento em que só falávamos de Hitler. E então acabou essa felicidade”, referiu a artista, num excerto que é publicado na sua biografia na Wikipedia

A artista fugiu para Espanha e, mais tarde, para Lisboa. É na capital portuguesa que conhece Renato Leduc, um escritor mexicano que tem um papel essencial no destino da sua vida: em 1941, muda-se para o México, com Leduc, mas também este amor dura pouco tempo – apenas dois anos.

Leonora Carrington permanece no México e é longe da Europa que ganhou o título de uma das últimas artistas originais do surrealismo”, sendo que a sua arte (sobretudo a pintura e a escultura) é marcada pela abstração.

A escritora Elena Poniatowska, amiga de Carrington, conquistou o prémio Biblioteca Breve 2011, com o livro ‘Leonora’, que relata a vida da artista hoje homenageada com um google doodle.

A vida de Leonora Carrington foi ainda transportada para a grande tela em 1995, quando o realizador Christopher Hampton cria o filme ‘Carrington’, cujo papel principal foi protagonizado por Emma Thompson.

Dez anos mais tarde, a Rainha Isabel de Inglaterra condecora Leonora Carrington com a Ordem do Império Britânico, como forma de reconhecimento pela dimensão da sua obra.

Hoje, a Google faz uma vénia à artista inglesa que passou por Lisboa.

Veja um vídeo onde Leonora e a sua obra se ‘apresentam’.

Em destaque

Subir