Ciência

Google lembra Charles Macintosh, o químico inventor do impermeável

A Google lembra o químico Charles Macintosh, no dia do 250.º aniversário do nascimento. O escocês inventou a roupa impermeável, algo que, passados mais de dois séculos, não dispensamos. Os célebres Impermeáveis deixaram uma marca na história.

Um google doodle remete-nos para uma personalidade que criou um objeto do nosso dia a dia. Charles Macintosh nasceu há 250 anos e a Google não quis deixar passar a efeméride sem uma homenagem.

Charles Macintosh nasceu a 21 de dezembro de 1766. Foi um químico escocês que inventou roupa resistente à água e que, desse modo, esteve na origem dos casacos impermeáveis, muito úteis em dias de chuva e que séculos depois da sua criação ainda não guardamos no armário.

Em memória do seu criador, foi criada a marca de impermeáveis Macintosh.

Charles Macintosh nasceu na cidade de Glasgow, na Escócia. A sua carreira profissional começa fora da área que o viria a apaixonar. Enquanto exercia como empregado de escritório, dedicava o seu tempo a estudar química, entre outras vertentes da ciência.

Macintosh contava então 20 anos. Depois de sair do emprego, dedicava horas à criação de produtos químicos, fruto do entendimento de processos químicos que cada um dos agentes desencadeava. Charles Macintosh estaria longe de imaginar, mas era esta a génese da sua invenção.

Realizou múltiplas experiências, sempre rodeado de químicos, derivados do petróleo, alcatrão, nafta. Charles Macintosh viria então a inventar uma matéria têxtil capaz de resistir à água.

Charles Macintosh é autor de diversas descobertas na área da Química, que lhe valeram uma distinção, em 1823: o prestigiado prémio ‘Fellow’ da Royal Society, a sociedade científica mais relevante do mundo.

Naquele ano, o químico escocês regista a patente da roupa à prova de água e dá um passo importante rumo à criação da roupa impermeável, que o tornou eterno.

Na base dos impermeáveis de Charles Macintosh estava um processo simples e que se distinguia de todos os outros, na área têxtil. O químico colocou duas camadas de borracha sobre a superfície dos tecidos, impedindo que a água trespassasse.

Os impermeáveis de Charles Macintosh foram a razão do sucesso da fábrica têxtil da família do químico escocês. A qualidade do produto era tão elevada que equipou o exército britânico e, mais tarde, em 1924, a expedição ao Ártico de Sir John Franklin.

A fábrica viria a ser adquirida pela Dunlop Rubber, em 1925, já numa altura em que diversas emrpesas fabricavam impermeáveis.

Porém, nenhum deles tinha o prestígio e a qualidade dos casacos de Charles Macintosh.

O químico escocês viria a morrer a 25 de julho de 1843, aos 77 anos, e é lembrado hoje pela Google.

Em destaque

Subir