Tecnologia

Google inventa ‘cérebro’ que consegue aprender e crescer sozinho

google3Gigante da Internet criou uma rede de computadores que conseguiu identificar um animal após lhe serem dadas milhares de imagens do mesmo. Técnica pode no futuro aproximar cada vez mais máquinas de pessoas.

A Google, através do seu departamento de investigação Google X, criou uma rede de computadores capaz de aprender e crescer de forma autónoma.

Como teste, a equipa de investigadores da empresa norte-americana conectou um total de 16 mil processadores, divididos entre mil computadores, capaz de fazer mil milhões de ligações entre si. Depois, os responsáveis começaram a fornecer imagens de gatos, retiradas do Youtube.

Em nenhuma ocasião, qualquer membro da equipa forneceu informação detalhada às máquinas sobre o que era realmente um gato. Com a recolha de milhões de pontos das imagens, a rede passou, no fundo, a reconhecer o animal, ou seja, posteriormente, saberá o que é um gato e será capaz de o identificar facilmente.

Isto assemelha-se portanto às capacidades do nosso cérebro. Um pouco do que acontece com uma criança, por exemplo, que começa aos poucos, desde que nasce, a fazer a ligação entre uma imagem e o seu sentido ou significado. Concluindo, este sistema da Google pode aprender sozinho, basta para tal que lhe sejam fornecidos dados em bruto.

No futuro, por exemplo, este sistema poderá ajudar a que uma máquina reconheça a cara de uma pessoa, sem nunca alguém lhe ter explicado o que é realmente um ser humano. Basicamente, esta tecnologia permite inserir uma grande quantidade de dados num computador e esperar que ele aprenda sozinho.

Esta semana, na Escócia, a Google prepara-se para apresentar e falar mais sobre este projeto.

O Google X, departamento de investigação da gigante da Internet, é o responsável por alguns projetos de inovação da companhia. Em abril passado, o mesmo deu a conhecer ao mundo os óculos com realidade aumentada. Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir