Mundo

Google festeja Dia de São Patrício com doodle verdejante

No dia 17 de março decorre a festa anual que celebra a morte de São Patrício, o padroeiro oficial da Irlanda. Para além de ser festejado neste país, este dia é comemorado em todos os países cujo inglês é a língua oficial.

O Google celebra hoje o Dia de São Patrício (‘Saint Patrick’s Day’) com um doodle de uma montanha e trevos de três folhas verdes, em homenagem ao padroeiro da Irlanda.

Antigamente, era apenas uma celebração da Igreja, mas em 1903 tornou-se um feriado público, após James O’Mara o ter introduzido no Parlamento britânico.

O folclore inglês conta que um dos métodos de evangelização usado por São Patrício incluía o uso de um trevo de três folhas para explicar a Santíssima Trindade aos pagãos celtas.

Ao longo dos tempos, a cor verde e o trevo de três folhas ficaram associados às celebrações do santo. Já no século XVII, eram usadas fitas e trevos nos festejos.

A 27 de março de 1997, realizou-se o primeiro ‘Saint Patrick’s Festival’. As pessoas saem à rua em desfiles, vestidas de verde, laranja e branco, numa homenagem ao santo.

Este dia é marcado pelo elevado consumo de cerveja e whisky irlandês.

São Patrício faleceu no dia 17 de março de 461, tendo sido enterrado em Downpatrick, na Irlanda do Norte.

É o principal santo da Irlanda e bastante acarinhado pela Igreja Católica e por todo o mundo.

Em destaque

Subir