Mundo

Google festeja 14.º aniversário com doodle alusivo à efeméride

google doodle googleGoogle assinala hoje o 14.º aniversário, com um doodle que já se tornou tradição. Criado por Larry Page e Sergey Brin a 4 de setembro de 1998, a empresa definiu 27 de setembro como a data do seu aniversário. E 14 anos depois, a Google tornou-se imensa, tornando-se num pilar da Internet, pelas soluções que fornece.

Um doodle da Google durante esta quinta-feira, dia 27 de setembro, vai assinalar mais um aniversário, 14 anos depois de Larry Page e Sergey Brin terem apostado numa ferramenta que pretendia organizar a Internet.

No dia 4 de setembro de 1998, os ‘Google Guys’ criam aquele que viria a tornar-se no maior motor de busca do mundo, o Google, que se transformou numa empresa multinacional de serviços online e software.

Com a missão de “organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil”, nasceu, em setembro de 1998, a Google Inc. O nome deriva de “Googol”, termo da matemática que designa um número 1 seguido de 100 zeros.

A empresa fundada por Page e Brin, dois estudantes da Universidade Stanford, tinha como slogan “Don’t Be Evil” [Não Sejas Mau], criado pelo engenheiro Paul Buchheit. E a simplicidade do conceito contrasta com a multiplicidade de serviços e soluções que o gigante da Internet foi desenvolvendo, ao longo dos anos.

Os primeiros anos da Google mostraram um crescimento meteórico, que transformou o simples motor de busca numa cadeia de produtos, desde software online, a serviços de e-mail (Gmail), plataformas de anúncios, ou a ferramentas de redes sociais, como a Google+ e o descontinuado Google Buzz, passando pelo navegador Google Chrome, o programa de edição de fotografias Picasa, entre muitos outros.

O gigante que Larry Page e Sergey Brin criaram colocou-se numa posição de liderança do sistema operativo para smartphones Android, o que representa uma peça importante neste puzzle de soluções de Internet.

Os números da Google – que tem sede em Mountain View, no estado da Califórnia – são impressionantes: é executado com um milhão de servidores em data centers de todo o mundo. O motor de busca processa mais de mil milhões de pedidos de pesquisa por dia e gera vinte petabytes de dados, também diariamente.

Esta posição de domínio no mercado da Google suscita críticas, relacionadas com a privacidade, direitos autorais e censura. No entanto, a verdade é que o projeto que Page e Brin lançaram, em 1996, no doutoramento na Stanford University, Califórnia, e que nasceu a 4 de setembro de 1998, é hoje uma das maiores marcas do mundo – o Alexa classifica o Google como o website mais visitado do mundo, que vale cerca de 35 mil milhões de euros, segundo estimativas.

Apesar de ter nascido no dia 4, a Google decidiu que 27 de setembro seria a sua data de aniversário, que se assinala hoje. É o 14.º, de uma vida ainda pequena, mas de grande sucesso e com horizontes ilimitados.

O doodle de hoje sublinha a efeméride e será visto pelos milhões e milhões que vão usar um dos inúmeros serviços da Google: o e-mail, o motor de busca, o Google News, o Google Maps ou outra das ofertas deste gigante, ferramenta imprescindível na Internet.

Em destaque

Subir