Tecnologia

Google entra na guerra dos tablets com o novo Nexus 7 e Android 4.1

google_nexus7_1Gigante da Internet apresentou esta semana nos Estados Unidos aquela que é a sua arma para o mercado dos tablets. Máquina é produzida pela Asus e terá uma vantagem fulcral perante a dura concorrência, o preço.

Chama-se Nexus 7 e é o novo tablet apresentado pela Google, que entra desta forma num mercado onde a concorrência é enorme. Depois da Microsoft, com o seu Surface, agora é a vez da gigante da informática deixar de parte apenas o software e arrancar para um longo caminho que tem ainda pela frente. O anúncio foi feito esta semana na conferência de programadores I/O, em São Francisco (EUA).

O novo tablet da Google tem um ecrã de sete polegadas e um processador quad-core. Nesta parte, pode dizer-se portanto que o aparelho, a nível de rapidez de processamento, estará pelos níveis do novo iPad, da concorrente Apple.

As novidades estão no entanto no software e nos conteúdos. A companhia norte-americana apresentou o Nexus 7 juntamente com o novo sistema operativo Android 4.1, mais conhecido por ‘Jelly Bean’.

Além disso, e com uma forte integração da Google Play, a loja de aplicações da empresa, a Google parece querer rentabilizar conteúdos, à semelhança do que acontece já com alguma concorrência, nomeadamente com a Amazon e o seu Kindle Fire.

Fora hardware e software, que pode ser melhor ou pior em alguns pontos, dependendo claro está das análises posteriores de desempenho, uma das principais armas da Google neste mercado é o preço com que vai entrar no mesmo. O Nexus 7 vai chegar às lojas a custar apenas 200 dólares, cerca de 160 euros, um valor apetecível para muitos e ao alcance de mais carteiras.

O novo tablet da Google começa a ser comercializado em julho, para já apenas nos Estados Unidos, Austrália, Reino Unido e Canadá. Para outros países, inclusive para Portugal, a empresa ainda não avança com datas. Como já é normal neste tipo de lançamentos, resta esperar.

Veja aqui imagens do novo Nexus 7:
{gallery}imagens/galerias/google_nexus7_1{/gallery}

Em destaque

Subir