Tecnologia

Google Doodle homenageia o francês Louis Daguerre

google_doodle_daguerreO Google Doodle de 18 de novembro assinala o 224.º aniversário de Louis Daguerre, físico e inventor que criou a primeira forma de fotografia. Em todo o mundo, na página principal do motor de busca, o francês é recordado.

Louis-Jacques-Mandé Daguerre nasceu a 18 de novembro de 1787 (viria a morrer a 10 de julho de 1851) e destacou-se na pintura, na cenografia, na física e na fotografia, tornando-se na primeira pessoa a conseguir uma imagem fixa pela ação direta da luz, o daguerreótipo.

Anunciado ao mundo no ano 1839, o daguerreótipo consistia numa lâmina de prata sensibilizada com vapor de iodo. Esta mistura criou iodeto de prata sobre a lâmina e deu origem à fotografia refletida.

Com a ajuda de Joseph Nicéphore Niépce, com recurso a outra descoberta, de Johann Schultz, utilizou o carbonato de prata misturado com pó, para escurecer a imagem com exposição à luz.

Apesar da genialidade das suas criações, Daguerre enfrentou graves dificuldades financeiras e em 1839 decidiu vender o daguerreótipo ao governo francês, que se comprometeu a pagar uma reforma vitalícia de 6000 francos por ano, sendo que Isidore Niépce (filho de Nicéphore) teve direito a 4000 francos anuais.

O maior motor de busca do mundo assinala a data de nascimento Louis Daguerre (um dos 72 cientistas franceses homenageados na Torre Eiffel), com o tradicional Google Doodle utilizado para este efeito: homenagear pessoas e eventos.

Em destaque

Subir