Ciência

Google comemora a descoberta dos sete planetas com doodle

A NASA anunciou a descoberta de sete planetas fora do Sistema Solar com condições favoráveis à existência de vida, uma vez que têm características semelhantes à Terra. O Google celebra então este achado com um ‘doodle’, que remete para a pesquisa sobre exoplanetas (planetas que estão fora do Sistema Solar). A animação mostra a Terra e a Lua a observar por um telescópio e a descobrirem os sete planetas.

Afinal não era poeira que estava nas lentes dos telescópios: a NASA anunciou, esta quarta-feira, a existência de sete planetas do tamanho da Terra a orbitar à volta da mesma estrela, apenas a 235 triliões de quilómetros do Sistema Solar, o que em termos espaciais significa que somos praticamente vizinhos.

Os exoplanetas orbitam a estrela TRAPPIST-1, que fica a 39,5 anos-luz da Terra e que poderão ser a resposta para uma das grandes questões de todo o sempre: haverá vida como a conhecemos para além do nosso planeta?

Os planetas descobertos encontram-se na chamada “zona habitável” da estrela, ou seja, a distância a que se encontram do astro permite-lhes a existência de água no estado líquido à superfície, uma condição fundamental para a existência de vida.

 

Ao contrário do nosso Sistema Solar, os planetas que orbitam a TRAPPIST-1 estão muito próximos uns dos outros. Se algum dia for possível visitar estes planetas, iremos conseguir observar todos os “vizinhos” a realizar a sua viagem orbital.

Para celebrar esta descoberta histórica, o Google criou um ‘doodle’ que mostra a Terra e a Lua a espreitar por um telescópio e a descobrirem os sete planetas semelhantes à Terra. Assim, o ‘doodle’ remete os internautas para uma busca do Google sobre “descobrimento de exoplanetas”.

Por enquanto como não podemos viajar até estes planetas, no site da NASA é possível ver com mais pormenor o sistema TRAPPIST-1.

 

Em destaque

Subir